home
ARAPONGAS - PARANÁ - BRASIL
mapa do site

"Pág.:151"

volta para CIDADES (PR)OVINCES - COMUNES - CITIES

A cidade dos passarinhos

Site Oficial: www.arapongas.pr.gov.br/

 

Arapongas (2001)

 

 

 

Característica:

Todas as ruas têm nome de pássaros

Aniversário:

10 de Outubro

Emancipação Política:

10 de Outubro de 1947

Área Geográfica:

379.096 Km2

Altitude:

816 metros

Latitude:

23° 25' 00''

Sul Longitude:

51° 26' 00'' W-GR

Confrontações:

Norte: Rolândia

Sul: Apucarana

Leste: Londrina

Oeste: Sabáudia

Clima:

Subtropical Úmido Mesotérmico

Temperatura Média:

Máxima de 32º C e Mínima de 8º C

Verão:

Quente - tendência chuvosa

Temperatura no verão:

Média de 22° C

Invernos:

Geadas pouco freqüentes

Temperatura no inverno:

Média de 18° C

Distâncias:

Curitiba: 386 Km

Paranaguá: 477 Km (porto)

Londrina: 37 Km

Aeroporto: 10 Km

Topografia:

Terrenos planos com ligeiras elevações

Rede fluvial:

Ribeirão Pirapó

Córrego Lageado

Ribeirão Três Bocas

Córrego dos Apertados

Bacia dos Bandeirantes

 

LOCALIZAÇÃO

 

Veja o mapa no Google - Panoramio Arapongas (PR) Rodovias, fotos

Estado do Paraná - Região Sul

 

HISTÓRIA

Como Surgiu o Nome Arapongas?

A senhora Elizabeth Thomas, quando em um passeio pelo povoado que se iniciara observando juntamente com o Sr. Arthur Hugh Milier Thomas (Conhecido como Arthur Thomas, diretor da Companhia de Terras Norte do Paraná - Fundadora da cidade) e o Sr. Erwin Frohlich pediu a esse que o auxiliasse a dar um nome bonito para este local. Havendo uma cabeceira de uma das águas que envolta esta cidade árvores frondosas em que cantavam muitas aves "arapongas" com o seu canto de timbre metálico, que lembra o som produzido por um martelo batendo em uma bigorna, assim foi dado o nome à ave de ferreiro, o nome desta ave foi aceito pela Sra. Elizabeth Thomas.

No ano de 1947 foi editada a primeira portaria para Arapongas e que naquele tempo era somente um pequeno povoado, mas já era elevado a Município. O milagre se realizou. Da terra dadivosa que o homem laborioso cultivou e cultiva vem surgindo as grandes lavouras. Cidades que se erguem em tão pouco tempo. E o Norte do Paraná projeta-se no cenário do Estado e do País, pela forte expressão econômica demográfica e política que representa. Segundo alguns o primeiro ser humano que aqui pisou foi um índio em 1905 que habitava a região de Apucarana onde verificou-se a riqueza e potencial da terra roxa.

Fonte: Enciclopédia dos Município Brasileiros Planejada e Orientada por Jurandyr Pires Ferreira (PR)esidente do I.B.G.E. de 25/03/1959

ARAPONGAS em 1950

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA

 

Inaugurada em 1941 trouxe progresso e crescimento à cidade

Foi desativação em 1996 e atualmente funciona como museu

Vista Geral da cidade em 2000

Avenida Arapongas (2005)

Igreja Matriz. (jul 2004)

Arapongas, cidade natal de Ercílio e esta é a Igreja onde foi batizado

Arapongas - Parque dos Pássaros

Anselmo e Nelcio Cavallaro e o time da Vila São João

PERSONALIDADES

Arapongas destaca-se por ser um pólo moveleiro.

Mas apresenta várias personalidades oriundas do município e que fazem sucesso no Brasil e no mundo. Eis algumas delas:

Tony Ramos
Antonio de Carvalho Barbosa

Profissão: Ator
Nascimento: 25/8/1948

Cidade: Arapongas
Estado: PR

Tony Ramos


Biografia:

Tony Ramos chama-se Antonio de Carvalho Barbosa. Nasceu no estado do Paraná, na cidade de Arapongas a 25 de agosto de 1948.

Filho do primeiro casamento de Maria Antonia e Paulo, Tony era um menino normal, tranquilo, que gostava de futebol, até que veio para São Paulo, com seus familiares e foram morar na cidade de Ourinhos. Aí sua mãe começou a lecionar, e foi por isso, para poder melhorar de posição, que resolveu vir com a família para a capital paulista. E foi aqui que Tony assistiu pela primeira vez a televisão, e se encantou com ela.

Começou também a desabrochar intelectualmente, a ler Cervantes, Monteiro Lobato, etc. A televisão, porém, o atraiu demais. Havia nela, na TV Tupi, um programa que se chamava "Novos em foco". Tony pensou: "Tem lugar para mim". E sozinho, dirigiu-se aos estúdios da televisão, onde foi recebido por Ribeiro Filho. Ganhou um texto, e o direito de se apresentar no "Novos em foco". Estava com 15 para 16 anos. Daí a passar para o teatro, foi um pulo.

Seu primeiro papel foi de um garoto, filho de Vida Alves e Juca de Oliveira, na novela: "A outra". Ninguém imaginava, porém, que estava ali sendo dado início a uma das mais fulgurantes carreiras da televisão brasileira. Na própria TV Tupi apareceu nas novelas: "Irmãos Corsos", "O amor tem cara de mulher", "Os rebeldes" , "As bruxas" , "Vitória Bonelli", "A viagem" , "Os inocentes".

Participou também de projetos especiais, como: "Galileu Galilei" e outros. Da Tupi Tony Ramos passou direto para a TV Globo, de onde jamais saiu. Era o ano de 1977. A primeira novela que participou na nova emissora, foi "Espelho Mágico". Depois, "O Astro", "Pai Heroi", "Chega Mais", "Baila Comigo", "Champagne", "Livre para Voar", "Selva de Pedra", "Bebê à bordo", "A próxima vítima", "Anjo de mim", e outras. Fez também miniséries da maior importância, como "Grandes Sertões, Veredas", inspirado no livro de Guimarães Rosa, e com grande direção de Walter Avancini, que o considerou magistral. Aliás, todos os diretores e autores, com os quais trabalhou, teceram sobre ele, os maiores elogios. E estes foram muio importantes, como: Ivani Ribeiro, Janete Clair, Walter Negrão, Walter George Durst, e muitos outros.

Tony, sempre elogiado, sempre cotado, sempre prestigiado. Como prestigiado foi em teatro, nas várias vezes em que atuou. Fez: "Quando as máquinas param", "Pequenos assassinatos", "Grito de liberdade". Fez ainda, com muito sucesso, um musical em que cantava e dançava, sobre a direção de Abelardo Figueiredo, que adorou Tony Ramos. Trabalhou também em cinema, nos filmes: "O pequeno mundo de Marcos", "Os diabólicos herdeiros", "Pequeno dicionário amoroso", "Noites de verão", e outros. Vale ainda lembrar sua faceta de apresentador dentro de TV Globo. O que, porém, é digno de registro na carreira de Tony, é o conceito que adquiriu, quer junto ao público, como e principalmente junto aos colegas.

Todos o elogiam, todos o querem junto. Para ele sempre só palavras boas. Houve época em que o ator chegava a ficar "sem graça", tal o acumulo de elogios, dentre os quais o de "bonzinho". Tony, porém, com humildade diz: "Deu certo. Quer a minha vida profissional, como pessoal, deu certo. Deus quis assim. E de minha parte, só o que fiz, foi respeitar o trabalho, respeitar o próximo e, sobretudo, respeitar a Deus. Não sou um homem preconceituoso, não sou desleal, não sou indiscreto. Apresento-me por inteiro. Sou um homem que adora a vida e que diz a si próprio: Viver vale a pena. E como vale ! ".

Emocionado, sincero, bonito, esse foi Tony Ramos, ao dar seu depoimento ao Museu da Televisão Brasileira. Tony é um homem que engrandece, a quem com ele convive. Casado com Lydiane há 30 anos, esse é Tony Ramos, um homem "cheio de luz".

 

 

OLIMPÍADAS de ATENAS 2004

UOL Olimpíadas

Ficha técnica »Ciclismo »Luciano Pagliarini

(Foto UOL)

Luciano Pagliarini

Nome completo: Luciano André Mendonça Pagliarini
Data de nascimento: 18 de abril de 1978
Local de nascimento: Arapongas (PR)
Altura: 1,74m
Peso: 68 kg
Residência: Treviso (ITA)
Equipe: Lampre (ITA)
Modalidade: ciclismo
Prova: estrada
Participações em Olimpíadas: nenhuma
Principais conquistas: prata na Volta do Quatar (2002), prata na Volta do Algarve (2002), ouro na Clássica de Almeria (2003), bronze na Brixia Tour (2003), ouro na Volta de Murcia (2004)

http://esporte.uol.com.br/olimpiadas/brasileiros/ciclismo/lucianopagliarini.jhtm

 

 

 

LINKS

Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Arapongas

Google imagens: Arapongas

Hotéis: Hotéis em arapongas

 

FIM - THE END -

Não deixem perder-se a história de nossa família - Enviem, para divulgação no site, datas, fatos e fotos (principalmente antigas), respeitando sempre a ÉTICA GENEALÓGICA - Famílias relacionadas: Aiolfi - Almeida - Altoé - Angéla - Araki - Avelino - Barreto - Borges - Cianfa - Cinfa - Campos - Caobianco - Carvalho - Cassiano - Cavalari - Cavalaro - Cavallari - Cavallaro - Colanzi - Cordeiro - Credo - Cunha - Cruz - Domene - Duarte - Farias - Ferreira - Ferri - Fogassi - Fonseca - Frazão - Galante - Galloni - Godoi - Gois - Golfeto - Gonçalves - Gouveia - Guedes - Guerra - Kato - Kawarabayashi - Krainer - Lemes - Lima - Lopes - Magan - Margonar - Marques - Martins - Melo - Mello - Mendes - Menezes - Messias - Montanholi - Monteiro - Moraes - Moreto - Moribe - Nadai - Oliveira - Paim - Paixão - Panicio - de Paula - Pereira - Peres - Perucchi - Petraroia - Poli - Póvoa - Püschel - Queiroz - Quinderé - Raguzo - Ribas - Ribeiro - Rodrigues - Rosa - Ross - Rossi - Ruiz - Sabior - Santana - Santos - Selli - Severino - Silva - Silvestre - Silvestri - Soares (SP)agna - Sturari - Tominaga - Valério - Vieira - Vita - Weber

 

BIBLIOGRAFIA, FONTES e LINKS

Informações coletadas por Ercílio Ramos Cavallaro em entrevistas com meus pais, parentes e amigos. Complementadas por emails, pesquisas em Cartórios, Arquivos Nacional, Estadual, Municipal, Cúrias, Web Sites e viagens às cidades. Livros, Enciclopédias, Filmes de Época, ...

Agradecimentos especiais aos colaboradores desta página: ...

 

PAÍSES / CIDADES

IBGE - Países

IBGE - Cidades do Brasil

TERRA / EARTH

Satélite Fourmilab real time

BRASIL

Brazil

Meu País e ... nossa história

CIDADES / My CITY

Minhas Cidades
Arapongas (PR)
Londrina (PR)
São Manuel (SP)
Piracicaba (SP)
Pratânia (SP)
Manduri (SP)
Rovigo - RO - Italia
e outras

CIDADANIA ITALIANA

Cidadania Italiana

Outras cidadanias

PATRONATO ITAL - UIL

ECCO www.ecco.com.br

LINKS

Links favoritos

MÚSICAS

Italianas

ESTRANGEIROS NA ITÁLIA

STRANIERI IN ITALIA

PASSAPORTE - POLÍCIA FEDERAL

Passaporto - POLIZIA DI STATO

FONDAZIONE GIOVANNI AGNELLI

www.altreitalie.it

ARQUIVO NACIONAL

www.arquivonacional.gov.br

MEMORIAL DO IMIGRANTE

www.memorialdoimigrante.sp.gov.br

COMUNE e PARROCCHIE

COMUNI e PARROCCHIES in Italia

www.nonsolocap.it

BRASÕES

Brasões e Escudos

VAPORES E NAVIOS

Navios Imigrantes

VIDEOS

Vídeos de Veneto - Italia

Iguassu falls Fóz do Iguaçu (PR) - Brasil

MAPAS - MAPS - MAPPE

Mapas do Brasil e do Mundo

PÁGINAS RELACIONADAS - CAVALLARO

Giuseppe Cavallaro - Angela Sturaro - Francesco Luigi Cavallaro - Angela Regina Poli - Angelo Cavallaro - Floriano Spagna - Tereza Boarotto - Maria Chiara Spagna - Anselmo Armando Cavallaro - José Antonio Pereira - João Batista Pereira - José Pereira Guedes - Rita Guedes - Lucinda Pereira Guedes - Francisca Borges Pereira - João Cavallaro - mais ... Índice - Index

OUTRAS FAMÍLIAS - SOBRENOMES

CAVALLARO, CAVALLARI, CAVALARO e CAVALLARI e OUTROS

OBS.: Consulte nomes no Search do site Índice

PÁGINAS RELACIONADAS - BORGES - SILVA

Clemente Gonçalves Borges - Antonio Gonçalves Borges, Capitão - Nicolau Gonçalves Borges - Caetano Gonçalves Borges - Candido Gonçalves Borges - - Urias Antonio da Silva - Miguel Caetano Borges - Rita Borges dos Reis - Ana Borges - Ana Maria Borges - José de Gouveia - Edith Borges de Melo - mais ... Índice - Index

OUTRAS FAMÍLIAS - SOBRENOMES

BORGES, SILVA e OUTROS

OBS.: Consulte nomes no Search do site Índice

HISTÓRIA

Cronologia dell mondo (italiano)

Cronologia do mundo (portugues - pt)

HISTÓRIA DA FAMÍLIA

Giuseppe Cavallaro e famílias relacionadas

Cronologia

FOTOS / PHOTO

Giuseppe Cavallaro e famílias relacionadas

Galeria de fotos

ÍNDICE / INDEX

Giuseppe Cavallaro e famílias relacionadas

Pesquise Nomes ou Sobrenomes, no site

ÁRVORE GENEALÓGICA

De Giuseppe Cavallaro e família

LIVRO DE VISITAS / GUEST

Ler - Assinar

CADASTRO / JOIN

e-Mail

EVOLUÇÃO DO SITE / EVOLUTION

Inicio: jan 2000
Última: 26-dezembro-2023

Webmaster/Pesquisador

Ercílio Ramos Cavallaro

genealogia@cavallaro.com.br

- Obrigado por sua visita !
- Thank you for your visit !
- Grazie di suo visita !

Você é meu visitante

Since: jun 2003

CONTRIBUIR - CONTRIBUTE - CONTRIBUIRE

Para ajudar-nos basta clicar no link abaixo