home home

 

 

Automatic language translator

mapa do site
sitemap

 

 

 

Aqui começa a Saga da Família CAVALLARO
GIUSEPPE CAVALLARO

é o patriarca da família na Itália e

FRANCESCO LUIGI CAVALLARO

seu filho, é o primeiro imigrante da família no Brasil

 

 

BRASÕES E ESCUDOS

Italy
Cavallaro - brasão não oficial

CAVALLARO

Italy
Sturaro - brasão não oficial

STURARO

Italy
Poli - brasão não oficial

POLI

Italy
Spagna - brasão não oficial

SPAGNA

ver mais brasões

 

INTRODUÇÃO

O patriarca da Família é GIUSEPPE CAVALLARO. É o ancestral que deu origem a nossa linhagem CAVALLARO, nascido em 1814, provavelmente na região do Veneto. Em 2005 visitamos a Paróquia de Mardimago, distrito de Rovigo, Itália e verificamos in loco nos registros paroquiais buscando nossas origens, compondo as informações registradas no site. A região do Veneto na Itália tem uma grande concentração deste sobrenome, porém, por falta do "elo de ligação" entre os nomes encontrados, não pudemos retroagir mais. Com certeza temos mais ancestrais a descobrir.

Seguiremos pesquisando E coletando junto aos familiares os dados que complementam as páginas apresentadas. O site é dinâmico e será atualizado ao recebermos novas informações. Por isso não deve ser considerado uma versão fechada. O conteúdo das páginas ou qualquer dado ali contido poderá ser alterado ao recebimento de informações mais concretas e que espelhem maior fidedignidade da nossa História.

As versões das histórias de cada pesquisador/informante se complementam e enriquecem as nossas pesquisas, mas sempre haverá lacunas que devem exigir mais esforços em mais pesquisas e buscas. Contamos com a compreensão dos leitores e visitantes deste site, que podem ajudar fornecendo as informações corretas e documentadas. O nosso propósito continua sendo:

Ercílio Ramos Cavallaro (descendente e pesquisador)
(atualizado em out 2023)

 

 

PROPÓSITO - MISSÃO

 

A minha, a sua,... a nossa história

Estamos desenvolvendo este site com a finalidade de preservar e expor a memória de nossos antepassados que vieram para o Brasil.
Seja em busca de fortuna, em busca de uma vida melhor ou fugindo de uma situação difícil na pátria de origem.
Se você tem parentesco com Cavallaro, Borges, ... encontre a sua linhagem nos links apresentados.

| Portal | A Saga da família CAVALLARO | CAVALLARO - Origem do nome | Árvore Genealógica | Brasões | Index |

Ver mais nas páginas correspondentes:->mapa do site

Para complementação, ou re-ratificação de dados, reportar a contato@cavallaro.com.br

Ercílio Ramos Cavallaro (descendente e pesquisador)
(atualizado em out 2023)





ÁRVORE GENEALÓGICA

HISTÓRIA DA FAMÍLIA CAVALLARO





 

Os italianos, a imigração, ... a nossa história

 

       Em janeiro de 2000 demos início, na web, a um projeto. Registrar a HISTÓRIA DA FAMÍLIA CAVALLARO. No ano anterior tinhamos iniciado a coleta de documentos para entrar com processo de reconhecimento a dupla cidadania (doppia cittadinanza) para tornar os descendentes de meu avô, italiano, Anselmo Cavallaro em ítalo-brasileiros. A partir da coleta de dados por consultas aos pais, avós e parentes vislumbramos a necessidade de manter o registro da família, pois verificamos que muitas informações estavam se perdendo. A cada viagem saíamos, eu e minha esposa, em busca de documentos, fomos coletando fotos antigas e relatos da família. Pela necessidade dos documento que seriam necessários ao processo de dupla-cidadania íamos fazendo pesquisas mais abrangentes em arquivos e cartórios e reconstruindo a história da Família Cavallaro e construindo uma Árvore Genealógica. Em consequência a árvore foi se ramificando e fomos agregando todas as famílias relacionadas (ver banner no final).

       Pesquisando no Memorial do Imigrante de São Paulo pelo nome do me avô, Anselmo Cavallaro, descobrimos a chegada da família em 1905. Solicitamos ao cartório de Rovigo (RO), na Itália sua Certidão de Nascimento. Documento primário necessário para compor o processo de dupla-cidadania, exigido pelo Consulado Italiano em São Paulo, responsável pelos requerimentos efetuados na nossa jurisdição residencial. Após 1 ano recebemos via 'Correios' a Certidão de Nascimento (Atto di Nascità) do meu avô Anselmo. Primeira descoberta: quando recebemos a Certidão de Anselmo Cavallaro sempre conhecido no Brasil por este nome, conforme o registro italiano, na verdade o nome correto é ANSELMO ARMANDO CAVALLARO. Neste meio tempo fomos solicitando outras certidões necessárias, dos nossos país, as nossas, dos filhos, nascimento, casamento e óbito. E  assim fomos reconstruindo a história com esses documentos.

       Em pesquisas posteriores descobrimos - o que eu considero uma das maiores façanhas da família: fizeram 3 viagens de imigração. Porque ? Este ainda é um mistério a ser descoberto. Sabe-se que as dificuldades enfrentadas pelos imigrantes era tremenda. Muitos saíram da terra pátria para fugir da miséria, enfrentaram as más condições dos navios, e mesmo assim nossos antepassados voltaram a Itália por duas vezes. Talvez tenham conseguido recursos e voltaram para junto dos seus ou talvez tenham voltado para buscar outros familiares e outros imigrantes para juntar-se a eles no Brasil. Esperamos um dia obter essa resposta.

       Reunimos vasta documentação e depoimentos, mas sempre achamos algo a acrescentar. Do Memorial do Imigrante temos 3 certificados da chegada dos imigrantes, de 3 viagens, em intervalos entre 5 e 6 anos: 1894, 1899 e 1905, abaixo relatadas. Da última viagem em 1905 adquirimos também, junto ao Memorial do Imigrante de São Paulo, a Certidão de Desembarque que é um documento mais completo, pois consta a informação do navio que os trouxeram. Isto propiciou que obtivéssemos junto ao Arquivo Nacional no Rio de Janeiro da cópia do microfilme da 'Relação de Passageiros' do vapor "R. Amazonas" (Rio Amazonas), onde consta em manuscrito o nome dos passageiros entre os quais os nossos antepassados. A cada descoberta vamos ficando fascinados com a nossa história.

       Com um primo nosso, da linhagem de Giovanni, irmão de Anselmo, o José Lucio Silvestre, conseguimos cópia da Certidão de Nascimento italiana de Giovanni Baptista Cavallaro, irmão mais velho de Anselmo e que participou das 3 viagens. Recebemos também cópia do processo de dupla cidadania que ele já possui. Todos esses documentos vão sendo cruzados e corroboram os dados apresentados dando veracidade e consistência ao nosso trabalho de registrar na web a história da família.

       Assim em 2003, reunida a documentação necessária demos entrada ao processo de dupla cidadania, junto ao Consulado Italiano de São Paulo. O andamento dos processos são demorados por causa da enorme quantidade de pedidos de descendentes de italianos no Brasil querendo o mesmo reconhecimento. Ficamos aguardando sermos chamados para entrevista e entrega de documentação até 2008, quando entregamos toda documentação exigida e depois de 3 anos, em 2011 fomos agraciados com o reconhecimento da cidadania italiana "jus sanguinis" nos tornando ítalo-brasileiros. Com isso resgatamos mais um direito aos nossos familiares, pois com o nosso processo concluído, torna-se mais fácil e rápido a análise de outras solicitações dos descendentes de Anselmo. O reconhecimento ao nosso pedido facilita todos os descendentes (filhos, netos, bisnetos, ...) de Anselmo Armando Cavallaro desde que citem nos seus requerimentos que já existe um processo aprovado e juntem a sua documentação.

       Em 2008 fomos chamados para apresentação dos documentos e em 31/03/2014, quase 11 anos depois, fomos agraciados com o reconhecimento da cidadania italiana.

       Os registros civis na Itália são responsabilidade dos órgãos governamentais e o Cartório (Ufficio) é um departamento existente na Prefeitura (Questura). As autoridades civis começaram a registrar os nascimentos. casamentos e óbitos em 1809, no sul da Itália. Na Sicília em 1820. No centro e norte da Itália em 1866, no Veneto em 1871. Os registros civis são indexados e acessíveis e importante fonte para pesquisa genealógica na Itália. O Anagrafe reune esses dados e todos os cidadãos tem a responsabilidade de informar sua mudança de jurisdição inclusive para outros países. Assim para o reconhecimento da cidadania italiano é necessário 'fazer o caminho inverso' para identificar que o nosso antepassado (antenato) era italiano e mudou-se para o Brasil.

       Para registros anteriores antes de 1809, 1820, 1866, 1871 das regiões acima é necessário a pesquisa nas igrejas (parrocchia).

       Para expandir e documentar nossa pesquisa sobre a família solicitamos também ao cartório da Itália as certidões de nascimento de Angelo Cavallaro, pai de Anselmo e sua esposa Maria Chiara Spagna. Como somente a partir de 1871, no Veneto, se iniciou o registro civil, recebemos a sua Certidão de Casamento. Nela constavam as datas de nascimento e indicação das paróquias responsáveis para emissão da Certidão de Batismo.
Obs.: Estes documentos não eram necessários para o processo de dupla-cidadania, pois sendo o Anselmo italiano nosso processo parte dele.

 

O registro de nossa história começa aqui

 

ANGELO CAVALLARO nasceu em 17/04/1870 em Common, distrito de Rovigo e foi batizado no mesmo dia no distrito de Mardimago, pertencente a cidade de Rovigo - RO. Seu padrinho foi Pietro Pichelli.

MARIA CHIARA SPAGNA (Querina Espanha) nasceu em 24/05/1871 e foi batizada na cidade de Villadose - RO, cidade vizinha a Rovigo.

Fonte: Extrait de L´acte de Mariage di Angelo Cavallaro e Maria Chiara Spagna, nº 19, Parte I, Anno 1891, emitido pelo Ufficio Stato Civile, Comune Di Rovigo. (Acervo: Ercilio)

       Continuando nossa pesquisa, em agosto de 2005, em Umuarama (PR), visitamos e entrevistamos o tio-avô VICTORIO CAVALLARO, então último filho vivo de Angelo Cavallaro, com 92 anos e perfeitamente lúcido, obtivemos que:

- Luigi Cavallaro, pai de Angelo seria filho único (ver OBS.); que havia falecido np Brasil, com quase 100 anos, faltavam-lhe apenas 2 semanas. Ele queria voltar para a Itália e ser sepultado lá.

OBS.: Em outubro 2023 descobrimos um irmão de Luigi, de nome Giovanni Battista Cavallaro.

Abaixo fotos que fotografamos e escaneamos durante a visita.

Angelo Cavallaro, em foto, é o mais antigo ancestral da família Cavallaro

Angelo Cavallaro

Foto/Acervo: Victorio Cavallaro- (2005)

       Me lembro, quando criança, de ter visto muitos quadros de fotos pendurados nas paredes de madeira das casas de meus avós. Hoje pouco se usa, mas para minha alegria, o tio-avô Victório tinha uma de seu pai (meu bisavô), Angelo Cavallaro, a qual agora imortalizo na web. Moldura retocada de tinta azul, perdeu um pouco da originalidade, mas a figura é a única do nosso mais antigo ancestral.

 

       Por uma foto antiga Vitório identificou Palmira, uma das filhas de Francesco Luigi. Ela também veio da Itália para o Brasil, mas não acompanhou a família. Veio com seu marido (ver OBS.). Ele teria falecido em Botucatu (SP). Palmira, viúva, casou-se então com Luiz Bigatti (foto). Não teve filhos com nenhum dos 2 maridos.

OBS.: Em outubro de 2003 descobrimos o nome do 1º marido de Palmira. (ver) Antonio Cecere, casaram-se na Itália e tiveram um filho: Luigi Cecere

Palmira Cavallaro e 2º marido Luiz Bigatti

Foto/Acervo: Victorio Cavallaro- (2005)

 

       Outra foto identificou o filho de Angelo, Giovanni com a esposa Luiza e o filho José. Giovanni foi o único filho que acompanhou o pai nas 3 viagens.

Giovanni Batista Cavallaro, Luiza e o filho José

(Acervo: Victorio Cavallaro)

 

       Eoi a última vez que vimos o tio-avô Victório. Infelizmente VICTÓRIO veio a falecer em 01/03/2007, aos 94 anos, em Umuarama (PR). Além da perda do parente tivemos a perda da memória "viva" que era para a família.

Victorio e Ercílio em agosto de 2005





Nossa viagem a ROVIGO - ITÁLIA

       Sempre tivemos vontade de viajar, quem não tem? Nesse contexto familiar nasce um sonho: conhecer a terra dos nossos antepassados. Isso foi sendo alimentado ao longo dos anos e em outubro de 2005, exatamente 100 anos após a vinda de meu avô ao Brasil, tivemos a felicidade de visitar a cidade de Rovigo, província de Rovigo, na Itália. Buso-Sarzano, existem agora como distritos de Rovigo. Fomos até o distrito de Mardimago, também de Rovigo, onde fomos gentilmente recepcionados pelo pároco Dom Massimo Barison que permitiu que folheassemos os livros de batismo e casamento da época e conseguimos ampliar em mais uma geração a nossa história. Foi emocionante.

       Descobrimos os pais de LUIGI CAVALLARO, Chamavam-se GIUSEPPE CAVALLARO e ANGELA STURARO. Descobrimos, também, que o seu nome completo era FRANCESCO LUIGI CAVALLARO. Como na época não havia Cartório o registro válido é o de batismo.

       Descobrimos que a esposa de LUIGI chamava-se ANGELA REGINA POLI. Na Certidão de Desembarque de 1894 consta apenas como "Regina".

Fonte: Certificato de Battesimo emitido em 14.10.2005, pela Parrocchia di San Floriano, de Mardimago - Rovigo - RO, Diocesi de Adria-Rovigo, Registro nº. 19, pág. 87, do vol. 1870, assinado pelo parroco Dom Massimo Barison. Acervo: Ercilio

       Ratificamos a informação de Victorio, meses antes, sobre a filha de Luigi e Angela Regina, a PALMIRA CAVALLARO. Vendo os livros de registro da paróquia constatamos que nasceu em 08/10/1863, em Mardimago, Rovigo. Também veio para o Brasil, mas não veio com os grupos abaixo descritos, devendo ter acompanhado o marido.

       E descobrimos também que Luigi e Angela Regina tiveram outra filha chamada SANTA CAVALLARO e que nasceu em 08/09/1866, também batizada em Mardimago, Rovigo. Não se tem notícias que teria vindo para o Brasil.

       Aqui queremos deixar um agradecimento especial a Dom Massimo Barison, o pároco de Mardimago que nos recebeu, deu-nos uma atenção especial, permitiu que manuseássemos os livros de registros e permitiu que tirássemos fotos dos registros que são manuscritos. Mais uma emoção de nossa viagem.

 

       Este é um prólogo para as páginas que compusemos e onde a história da família continua. Agradecemos a colaboração de todos que enviam ou disponibilizam os dados que compõem as páginas e assim vamos reconstruindo as informações tentando dar os devidos créditos junto a cada texto ou no final das páginas.

Ercílio Ramos Cavallaro (descendente e pesquisador)

 





Primeira Viagem

Em 11.10.1894 chegou ao porto de Santos, proveniente da Itália, o vapor "RÈ UMBERTO" (Rei Umberto)

Desembarcaram no dia 13.10.1894, com destino ignorado, os italianos:

- FRANCESCO LUIGI CAVALLARO, chefiando a família, com 54 anos;

- ANGELA REGINA POLI, sua esposa, com 54 anos;

- PASQUALE, seu filho, com 18 anos;

- ANGELO CAVALLARO, seu filho, com 24 anos e sua esposa

- MARIA CHIARA SPAGNA, (Querina Espanha) com 23 anos e os filhos

- GIOVANNI BAPTISTA CAVALLARO com 3 anos e

- ASSUNTA com 3 meses. (Assunta Giuseppina Cavallaro)

1ª viagem 1894 - Certificado nº 15501 - livro 44, pág.92 (03/01/2001)

Fonte/Acervo: Ercilio.
Obtida no Memorial do Imigrante (SP)

 

Foto rara do vapor Rè Umberto I, em primeiro plano, atracado no cais de Gênova, por volta de 1900.

Rè Umberto I era um navio da armadora Ligure Brasiliana, construído em 1897. Tinha 3.164 toneladas, 101 metros de comprimento, uma chaminé e dois mastros.

Fez a rota entre Gênova e portos sul-americanos, incluindo Santos, até 15 de fevereiro de 1915, quando foi torpedeado e afundado por um submarino em plena Primeira Guerra Mundial, na costa da Itália, matando 94 passageiros e tripulantes.

 

 

 

       Durante o Império do Brasil, foi firmado acordo entre o Governo do Estado de São Paulo e a empresa D. Fiorita & Comp. para introdução de 10.000 imigrantes italianos. De julho a outubro de 1894 desembarcaram mais de 11.500 imigrantes através dos vapores abaixo:

 

14 jul - Attività

12 ago - Rè Umberto

03 set (PR)ovence

05 out - Aquitaine

21 jul - Borgogne

19 ago - Bearn

26 set - Attività

11 out - Rè Umberto

31 jul - Espagne

26 ago - Charles Martel

26 set - São Paulo

18 out - Bretagne

31 jul - Caffaro

28 out - Pará

 

       Em 11.10.1894, viagem em que desembarcaram a família de Luigi Cavallaro, vieram:

- 349 famílias, num total de 1.505 pessoas, sendo:

- 779 homens
- 726 mulheres

destes:
- 698 casados
- 807 solteiros

- 972 eram maiores de 12 anos
- 147 tinham entre 7 e 12 anos
- 193 de 3 a 7
- 193 eram menores de 3 anos

       Para efetuar o transporte desses imigrantes foi despendido R$ 145.802.550 Réis e foi dado um desconto de R$ 4.509.350 Réis.

Fonte: Arquivo do Estado de São Paulo

 

 

Segunda Viagem

 

 

       Não sabemos quando e como a família voltou a Itália, ou se voltaram todos. O que temos efetivamente é que:
Em 22.11.1899 chegou ao porto do Rio o vapor COLOMBO, proveniente da Itália. Portanto 6 anos após a primeira viagem.

       Desembarcaram com destino a São Manuel (SP) (próximo a Botucatu) os italianos:

- FRANCESCO LUIGI CAVALLARO, chefiando a família, com 60 anos, porém viúvo;

- ANGELO CAVALLARO, seu filho, então com 29 anos;

- MARIA CHIARA SPAGNA (QUERINA ESPANHA), esposa de Angelo, com 28 anos;

e os filhos

- GIO BATTA (Giovanni Baptista Cavallaro), com 8 anos

- AUGUSTO, com 5 anos

- GIUSEPPE, com 3 anos

- DANTE, com 1 ano

OBS.: Dante faleceu no navio

2ª viagem 1899 - Certificado nº 15502 - livro 64, pág. 216 (03/01/2001)

Fonte/Acervo: Ercilio.
Obtida no Memorial do Imigrante (SP)

O vapor italiano Colombo (ex-Brazil, da armadora Italo Brasiliana)
na doca seca do Estaleiro Orlando, em Livorno, na Itália, após a reforma de 1901

Fonte: pesquisa de José Carlos Rossini
Foto: reprodução, publicada com a matéria

Vapor Colombo (1921)

 

Terceira Viagem

 

       Novamente não sabemos quando, como e quantos da família voltaram a Itália. Porém, novo registro foi encontrado da entrada da família no Brasil.

       Proveniente da Itália, partiu do porto de Genova em 28/09/1905 o vapor R. AMAZONAS.
Dia 23/10/1905, quase um mês depois, chegou ao porto de Santos, litoral do estado de São Paulo.
Portanto, 6 anos após a segunda viagem voltaram ao Brasil, agora com destino a cidade de Piracicaba, Estado de São Paulo, Fazenda de José Campos Botelho.

       Desembarcaram no dia 23/10/1905, entre tantos italianos os nossos familiares:

- FRANCESCO LUIGI CAVALLARO, com 66 anos e viúvo

Chefiando a família agora estava seu filho:

- ANGELO CAVALLARO, com 35 anos, agricultor, casado com:

- MARIA CHIARA SPAGNA (QUERINA ESPANHA), com 34 anos e os filhos:

- GIOVANNI (João) BATTISTA CAVALLARO, com 14 anos

- GIUSEPPINA CAVALLARO, com 9 anos

- REGINA CAVALLARO, com 4 anos e

- ANSELMO ARMANDO CAVALLARO,com 2 anos

3ª viagem - Certificado nº 04154 - livro 75, pág. 168 (03/01/2001)

Fonte/Acervo: Ercilio.
Obtida no Memorial do Imigrante (SP)

Certidão de Desembarque (03/01/2001)

Fonte/Acervo: Ercilio.
Obtida no Memorial do Imigrante (SP)





ANGELO e MARIA CHIARA tiveram ainda cinco filhos no Brasil:

- ALDIA (ARDIA) CAVALLARO, faleceu em Botucatu (SP)

- ANTONIO CAVALLARO, nasceu em Piracicaba (SP), casado com Ernesta Salvador, faleceram em Arapongas (PR)

- VICTORIO CAVALLARO, nasceu em São Manuel (SP)

- PALMIRA CAVALLARO, nasceu, viveu e morreu em São Manoel (SP)

- TEREZA CAVALLARO, faleceu ainda pequena.

 





"LA LIGURE BRASILIANA"

 

Foto de cartaz de agentes marítimos exposto no Memorial do Imigrante, entre os quais o Ré Umberto e Rio Amazonas que trouxeram a familia na 1ª e na 3ª viagem

Fonte/Acervo: Ercilio.
Obtida no Memorial do Imigrante (SP)

 

Lista de passageiros do Vapor RIO AMAZONAS, abaixo transcrita :

Lista dei passeggieri imbarcati sul Piroscafo Rio Amazonas partito di Genova per Santos,

il giorno 28 settembre 1905, toccando gli scali di Napoli -- S. Vincenzo.

Destino: Porto de Santos (SP) - Brasil - Chegada em 23.10.1905

Fonte: Arquivo Nacional - Notação BS.RPV.ENT.C05660.SPMAT (SP) - SANTOS

Veja mais listas de passageiros em

Weber_Ruiz/Navios_Imigrantes - abaixo sinopse com a Família Cavallaro

Porto de embarque

Sobrenome

Nome

Pai

Idade

Originário de

Nacionalidade

Gênova - Itália

Cavallaro

Angelo

Luigi

35

Buso Sarzano-It

italiana

Gênova

Spagna

Chiarina

-

34

Buso Sarzano

italiana

Gênova

Cavallaro

Giovanni

Angelo

14

Buzo Sarzano

italiana

Gênova

Cavallaro

Giuseppina

Angelo

9

Buso Sarzano

italiana

Gênova

Cavallaro

Regina

Angelo

4

Buso Sarzano

italiana

Gênova

Cavallaro

Anselmo

Angelo

2

Buso Sarzano

italiana

Gênova

Cavallaro

Luigi

-

66

Buso Sarzano

italiana





HISTÓRIA

Italia

FASE ITALIANA

 

1ª Geração da família CAVALLARO (GIUSEPPE CAVALLARO)

Giuseppe nasceu em 1814, na Itália, casou-se ± 1929, com Angela Sturaro , ± 1820/30, na Itália. Tiveram os filhos:

(1) - Francesco Luigi Cavallaro

(2) - Giovanni Battista Cavallaro.

2ª Geração da família CAVALLARO (Filhos de GIUSEPPE CAVALLARO e ANGELA STURARO)

(1) Francesco Luigi Cavallaro, nasceu em 1840, Itália. Tinha 54 ao chegar no Brasil em 1894, na 1ª viagem da família o Brasil, casou-se com  Angela Regina Poli, filha de Angelo Poli e Maria Rizzo, nascida ± 1840, na Itália, também tinha 54 anos ao chegar no Brasil em 1894, Francesco faleceu em 1940, no Brasil. Faltavam 15 dias para completar 100 anos e Angela faleceu entre 1894 e 1899. Tiveram os filhos:

1) - Palmira Cavallaro (*10/08/1863, Mardimago, distrito de Rovigo (RO), Itália)
2) - Santa Cavallaro (*08/09/1866, batizada em Mardimago, distrito de Rovigo (RO), Itália)
3) - Angelo Cavallaro (*17/04/1870, Mardimago, distrito de Rovigo (RO), Itália)
4) - Fortunata Cavallaro (*13/05/1873, Mardimago, distrito de Rovigo (RO), Itália)
5) - Pasquale Cavallaro (*1876, na Itália)

(2) Giovanni Battista Cavallaro, nasceu em 1848, em Buso-Sarzano, (agora Rovigo), RO, Itália, casou-se com Maria Reddi, filha de Domenico Reddi (*1825). Maria nasceu em Adria, RO, Itália. Giovanni faleceu em 04/03/1920, em Adria, RO, Itália e Maria também faleceu nesta cidade. Tiveram os filhos:

1) - Maria Aspasia Cavallaro
2) - Carlo Guglielmo Cavallaro
3) - Elisa Maria Cavallaro
4) - Orsola Maria Cavallaro
5) - Giuseppe Cavallaro
6) - Pietro Luigi Cavallaro

3ª Geração da família CAVALLARO (Filhos de FRANCESCO LUIGI CAVALLARO e ANGELA REGINA POLI)

Casam-se na Itália FRANCESCO LUIGI CAVALLARO e ANA REGINA POLI

10.08.1863 - Nasce na Itália, região do Veneto, PALMIRA CAVALLARO, filha de Francesco Luigi Cavallaro e Angela Regina Poli. Foi batizada em Mardimago, distrito de Rovigo - RO. Casou-se na Itália. Emigrou para o Brasil com o marido. Seu marido faleceu em Botucatu (SP). Casou-se novamente com Luiz Bigatti e também não tiveram filhos.

Fonte: Data de nascimento verificada "in loco" por Ercilio Ramos Cavallaro, em 2005, nos registros da Paróquia de Mardimago - Rovigo (RO)

Palmira Cavallaro, filha de Luigi e irmã de Angelo com o 2º marido Luiz Bigatti

Fonte/Acervo: Victorio Cavallaro (2005)

08.09.1866 - Nasce na Itália, região do Veneto, SANTA CAVALLARO, filha de Francesco Luigi Cavallaro e Angela Regina Poli. Foi batizada em Mardimago, distrito de Rovigo - RO. Não se sabe se SANTA emigrou para o Brasil.

Fonte: Data de nascimento verificada "in loco" por Ercilio Ramos Cavallaro, em 2005, nos registros da Paróquia de Mardimago - Rovigo (RO).

17.04.1870 - Nasce na Itália ANGELO CAVALLARO, filho de Francesco Luigi Cavallaro e Angela Regina Poli. Angelo foi batizado em Mardimago, distrito da cidade de Rovigo, Província de Rovigo, Região do Veneto, nordeste da Itália. Casou-se em 1891 com Maria Chiara Spagna e tiveram 12 filhos (ver quadro abaixo). Fez 3 viagens ao Brasil (ver fatos em 1894, 1899 e 1905). Faleceu em Londrina (PR) aos 19.04.1944, com 74 anos.

Fonte: Certidão de Batismo do neto Angelo Cavallaro emitida pela Parocchia de Mardimago, Rovigo (RO)

Angelo Cavallaro, em foto, é o mais antigo ancestral da família Cavallaro

Angelo Cavallaro

Foto/Acervo: Victorio Cavallaro- (2005)

1871 - Nasce na Itália Maria Chiara Spagna (Querina Espanha), filha de Floriano Spagna e Tereza Boarotto (Marin). Maria Chiara foi batizada em Villadose, cidade próxima a Rovigo, Província de Rovigo, Região do Veneto, nordeste da Itália. Casou-se em 1891 com Angelo Cavallaro e tiveram 12 filhos (ver quadros abaixo). Fez 3 viagens ao Brasil (ver fatos em 1894, 1899 e 1905). Faleceu em Londrina (PR), em 14.05.1939, com 68 anos.

fonte: Extrait de L´acte de Mariage di Angelo Cavallaro e Maria Chiara Spagna, nº 19, Parte I, Anno 1891, emitido pelo Ufficio Stato Civile, Comune Di Rovigo

13/05/1873, nasce em Mardimago, distrito de Rovigo (RO), Itália, Fortunata Cavallaro, filho de Francesco Luigi Cavallaro e Angela Regina Poli. Fortunata foi batizada em 17/05/1873, em Boara Polesine, RO. Não se sabe se veio para o Brasil.

Fonte: Registro nº 72, do Batizado de Fortunata, no livro de nascimentos de Mardimago e Boara Polesine (Family Search) - pesquisa de Glacy Weber Ruiz Cavallaro (nov 2023)

1876 - Nasce na Itália PASQUALE CAVALLARO, filho de Francesco Luigi Cavallaro e Angela Regina Poli. Veio para o Brasil na 1º viagem em 1894. Tinha então 18 anos. O destino da família consta como ignorado. Não se soube mais do paradeiro do mesmo.

Fonte: Certidão de Desembarque emitida pelo Memorial do Imigrante (SP)

 

4ª Geração da família CAVALLARO (Filhos de ANGELO CAVALLARO e Maria Chiara Spagna (QUERINA ESPANHA)

09.07.1891 - Casamento de ANGELO CAVALLARO e Maria Chiara Spagna "QUERINA", em Buso Sarzano, Rovigo (RO), Itália, Tiveram 12 filhos, 7 italianos e 5 brasileiros:

fonte: Extrait de L´acte de Mariage di Angelo Cavallaro e Maria Chiara Spagna, nº 19, Parte I, Anno 1891, emitido pelo Ufficio Stato Civile, Comune Di Rovigo

1) - Giovanni Battista Cavallaro, (*1891, Buso-Sarzano, Rovigo (RO) Itália; †1983,Londrina(PR))
2) - Assunta Giuseppina Cavallaro, (*12.08.1894 em Buso-Sarzano, Rovigo (Nº 42/1894, livro Nati, matrimoni, morti 1891-1900); †) (fonte: Glacy Weber Ruiz Cavallaro set 2018)
3) - Augusto Cavallaro, (*1895, Itália; †? em ?)
4) - Giuseppina Cavallaro, (*12.08.1896, Rovigo (RO) Itália; †04.10.1982, Cambé(PR))
5) - Dante Cavallaro, (*1898, Itália; †1899 no navio p/ o Brasil)
6) - Regina Cavallaro, (*1901, Itália; †? em ?)
7) - Anselmo Armando Cavallaro, (*1903, Buzo-Sarzano, Rovigo (RO) Itália; †1983 em Arapongas(PR))
8) - Aldia (Ardia) Cavallaro, (*±1905, Botucatu , Brasil; †? Botucatu(SP))
9) - Antonio Cavallaro, (*1908, Piracicaba (SP); †1990, Arapongas(PR))
10) - Victorio Cavallaro, (*1911, São Manuel (SP); †2007, Umuarama(PR))
11) - Palmira Cavallaro, (*19xx, São Manuel (SP); †? São Manuel(SP))
12) - Tereza Cavallaro, (*19xx, São Manuel(SP); †? em ?)

21.07.1891 - Nascimento de GIOVANNI BATTISTA CAVALLARO, filho de Angelo Cavallaro e Maria Chiara Spagna, na cidade de Buso-Sarzano, distrito que hoje está incorporado a cidade de Rovigo, Província de Rovigo, Região do Veneto, nordeste da Itália. Fez 3 viagens ao Brasil (ver fatos em 1894, 1899 e 1905). Tinha então respectivamente 3, 8 e 14 anos. Casou-se com Luiza e tiveram 7 filhos: José, Luiz, Anna, Assunta, Santo, Primo. ANNA CAVALLARO, casou-se com Antonio Silvestre e tiveram 4 filhos: Luiz Silvestre, Maria Aparecida Silvestre, Ademir Silvestre e Jose Lucio Silvestre

Luiza, José e Giovanni

Acervo: Victorio Cavallaro

 

12.08.1894 - Nasce na Itália ASSUNTA GIUSEPPINA CAVALLARO. Tinha 3 meses ao chegar no Brasil em 1894 (1ª viagem).

1894 - A família empreende sua 1ª viagem emigrando da Itália para o Brasil.

11.10.1894 - Chega ao porto de Santos, proveniente da Itália, o vapor RÉ UMBERTO (Rei Umberto).

 

Foto rara do vapor, em primeiro plano, atracado no cais de Gênova, mais ou menos; em 1900.

Re Umberto era um navio da armadora Ligure Brasiliana, construído em 1897. Tinha 3.164 toneladas, 101, 03 metros de comprimento, uma chaminé e dois mastros. Fez a rota entre Gênova e portos sul-americanos, incluindo Santos, até 15 de fevereiro de 1915, quando foi torpedeado e afundado por um submarino em plena Primeira Guerra Mundial, na costa da Itália, matando 94 passageiros e tripulantes.

13.10.1894 - Desembarcam o chefe da família LUIGI CAVALLARO (Francesco Luigi Cavallaro) e sua esposa REGINA (Angela Regina Poli), ambos com 54 anos, trazem nesta viagem os filhos PASQUALE (18 anos) e ANGELO (24), a nora CHIARA (23) e os netos GIOVANNI (3) e ASSUNTA (com apenas 3 meses de idade).

O destino para onde a família se dirigiu no Brasil é ignorado.

 

1ª viagem 1894 - Certificado nº 15501 - livro 44, pág.92 (03/01/2001)

Fonte/Acervo: Ercilio.
Obtida no Memorial do Imigrante (SP)

Os imigrantes vinham com destino certo - havia na época grande necessidade de uma classe operária numerosa para trabalhar na construção das cidades, nas fábricas ou na agricultura, principalmente a cafeeira. Eram trazidos de trem do Porto de Santos para uma grande Hospedaria de imigrantes (hospedaria do Brás), hoje tombada como Museu do Imigrante e guarda registros e um pouco da história de todos os imigrantes que por ali passaram, denominada Memorial do Imigrante

Desde meados do século XIX iniciou-se um processo de migração dos povos europeus para as Américas e com a abolição dos escravos tornou-se irreversível a necessidade de trabalhadores.

Veja mais sobre a imigração italiana em:

Imigracao Italiana no Brasil

Desde meados do século XIX iniciou-se um processo de migração dos povos europeus para as Américas e com a abolição dos escravos tornou-se irreversível a necessidade de trabalhadores.

PASQUALE CAVALLARO e ASSUNTA GIUSEPPINA CAVALLARO vieram nesta primeira viagem, porém, não sabemos se ficaram no Brasil ou voltaram a Itália.

1894 - Nasce na Itália AUGUSTO CAVALLARO. Tinha 5 anos ao chegar no Brasil em 1899 (2ª viagem). Há possibilidade de ter nascido no Brasil.

1896 - Nasce na Itália GIUSEPPINA CAVALLARO. Tinha 3 anos ao chegar no Brasil em 1899 (está relacionado como Giuseppe - 2ª viagem) e 9 anos em 1905 (3ª viagem)

1898 - Nasce na Itália DANTE CAVALLARO

1899 - Não se sabe quando a família voltou para Itália, mas após 6 anos acontece a 2ª viagem da Itália ao Brasil.

Vapor Colombo

(fonte: Navios do Silvares)

22.11.1899 (PR)oveniente do Rio desembarcaram do vapor COLOMBO, o chefe da família Luigi Cavallaro (Francesco Luigi Cavallaro), porém consta que estava viúvo. Novamente acompanhando vieram seu filho ANGELO a nora CHIARA (Maria Chiara) e seus 3 filhos: GIO BATTA (Giovanni Baptista - 8 anos), AUGUSTO (5 anos), GISEPPE (Giuseppina - 3 anos) e DANTE (1 ano).

É desconhecido seAngela Regina Poli faleceu no Brasil ou na Itália.

 

2ª viagem 1899 - Certificado nº 15502 - livro 64, pág. 216 (03/01/2001)

Fonte/Acervo: Ercilio.
Obtida no Memorial do Imigrante (SP)

Conta-se que DANTE CAVALLARO teria falecido no navio, tinha apenas 1 ano. De praxe ele está relacionado na lista de passageiros.

O destino da família foi São Manoel (SP), próximo a Botucatu (SP).

1901 - Nasce na Itália REGINA CAVALLARO, filha de Angelo Cavallaro e Maria Chiara Spagna. Tinha 4 anos ao chegar no Brasil (3ª viagem)

26.08.1903 - Nasce na Itália ANSELMO ARMANDO CAVALLARO, filho de Angelo Cavallaro e Maria Chiara Spagna. Nasceu na cidade de Buso Sarzano, ora incorporada a cidade de Rovigo (PR)ovíncia de Rovigo (RO), Região do Veneto, nordeste da Itália. fez 1 viagem ao Brasil em 1905 (3ª), tinha então 2 anos. Casou-se com FRANCISCA BORGES PEREIRA, em 29.06.1922, na cidade de Pratânia (SP) e tiveram 16 filhos: (ver quadro em 1922)

Novamente não se sabe quando, como e quantos da família voltaram a Itália. Porém, após foi encontrado novo registro de entrada da família no Brasil. Novamente com intervalo de 6 anos (1894/1899/1905).

1905 - Acontece a 3ª viagem da família Cavallaro, da Itália para o Brasil. (Não se tem notícias de outras viagens).

 

3ª viagem - Certificado nº 04154 - livro 75, pág. 168 (0301/2001)

Fonte/Acervo: Ercilio.
Obtida no Memorial do Imigrante (SP)

Certidão de Desembarque (03/01/2001)

Fonte/Acervo: Ercilio.
Obtida no Memorial do Imigrante (SP)

28.09.1905 (PR)oveniente da Itália, partiu do porto de Genova o vapor R. AMAZONAS. Quase um mês depois, aportou em Santos, litoral do estado de São Paulo.

23.10.1905 - Desembarcaram, entre tantos italianos, os nossos familiares:

FRANCESCO LUIGI CAVALLARO, com 66 anos e viúvo

Chefiando a família agora estava seu filho:

ANGELO CAVALLARO, com 35 anos, agricultor, casado com

Maria Chiara Spagna (Querina Espanha), com 34 anos e os filhos:

GIOVANNI (João) BATTISTA CAVALLARO, com 14 anos

GIUSEPPINA CAVALLARO, com 9 anos

REGINA CAVALLARO, com 4 anos e

ANSELMO ARMANDO CAVALLARO,com 2 anos.

O destino da família foi para a cidade de Piracicaba (SP), para trabalhar como agricultores na fazenda de José Campos Botelho. Provavelmente em fazendas de café.

Città di Rovigo em 1900

Piazza Vitorio Emanuele II

 

Piazza Vitorio Emanuele II

 

Piazza Garibaldi

 

Città di Rovigo em 2000

Clique aqui para ver mais sobre ROVIGO

 

 

A HISTÓRIA CONTINUA

Brasil

FASE BRASILEIRA

1939 - Falecimento de Maria Chiara Spagna (Querina, Chiarina Espanha), esposa de Angelo. Aos 14 de maio vitima de asma. Está sepultada em Londrina (PR).

1940 - Ano provável do falecimento de Francesco Luigi Cavallaro. Conta Victorio Cavallaro (seu neto) que faltavam 2 semanas para Luigi completar 100 anos. Teria brigado com os familiares, várias vezes, para voltar a Itália.

19.04.1944 - Angelo Cavallaro veio a falecer, vitima de câncer na língua. Residiam, na época, em São Domingos, um distrito de Londrina (PR), cidade onde está sepultado. (fonte: Certidão de Óbito)

Nas páginas pessoais tem a sequência de cada ramo da família

CRONOLOGIA - A HISTÓRIA COMPLETA DA FAMÍLIA

Resumo geral em Cronologia da Família de Giuseppe Cavallaro e famílias relacionadas

GALERIA DE FOTOS

Fotos da Família de Giuseppe Cavallaro e familias relacionadas

 

FIM - THE END -

 

HISTÓRIA

Os Italianos, a Imigração, ... a Nossa História

ÁRVORE GENEALÓGICA

 

BIBLIOGRAFIA, FONTES e LINKS

Informações coletadas por Ercílio Ramos Cavallaro em entrevistas com meus pais, parentes e amigos. Complementadas por emails, pesquisas em Cartórios, Arquivos Nacional, Estadual, Municipal, Cúrias, Web Sites e viagens às cidades. Livros, Enciclopédias, Filmes de Época, ...

e a todos os que a complementaram de alguma forma.

 

Não deixem perder-se a história de nossa família - Enviem, para divulgação no site, datas, fatos e fotos (principalmente antigas), respeitando sempre a ÉTICA GENEALÓGICA - Famílias relacionadas: Aiolfi - Almeida - Altoé - Angéla - Araki - Avelino - Barreto - Bigatti - Boarotto - Borges - Cecere - Cianfa - Cinfa - Campos - Caobianco - Carvalho - Cassiano - Cavalari - Cavalaro - Cavallari - Cavallaro - Colanzi - Cordeiro - Coscia - Credo - Cunha - Cruz - Domene - Duarte - Farias - Ferreira - Ferri - Fogassi - Fonseca - Frazão - Galante - Galloni - Godoi - Gois - Golfeto - Gonçalves - Gouveia - Guedes - Guerra - Kato - Kawarabayashi - Krainer - Lemes - Lima - Lopes - Magan - Margonar - Marin - Marques - Martins - Melo - Mello - Mendes - Menezes - Messias - Montanholi - Monteiro - Moraes - Moreto - Moribe - Nadai - Oliveira - Paim - Paixão - Panicio - de Paula - Pereira - Peres - Perucchi - Petraroia - Poli - Póvoa - Püschel - Queiroz - Quinderé - Raguzo - Reddi - Ribas - Ribeiro - Rizzo - Rodrigues - Rosa - Ross - Rossi - Ruiz - Sabior - Santana - Santos - Selli - Severino - Silva - Silvestre - Silvestri - Soares (SP)agna - Sturari - Tominaga - Valério - Vieira - Vita - Weber - Zanirato - Zarzan

 

PAÍSES / CIDADES

IBGE - Países

IBGE - Cidades do Brasil

TERRA / EARTH

Satélite Fourmilab real time

BRASIL

Brazil

Meu País e ... nossa história

CIDADES / My CITY

Minhas Cidades
Arapongas (PR)
Londrina (PR)
São Manuel (SP)
Piracicaba (SP)
Pratânia (SP)
Manduri (SP)
Rovigo - RO - Italia
e outras

CIDADANIA ITALIANA

Cidadania Italiana

Outras cidadanias

PATRONATO ITAL - UIL

ECCO www.ecco.com.br

LINKS

Links favoritos

MÚSICAS

Italianas

ESTRANGEIROS NA ITÁLIA

STRANIERI IN ITALIA

PASSAPORTE - POLÍCIA FEDERAL

Passaporto - POLIZIA DI STATO

FONDAZIONE GIOVANNI AGNELLI

www.altreitalie.it

ARQUIVO NACIONAL

www.arquivonacional.gov.br

MEMORIAL DO IMIGRANTE

www.memorialdoimigrante.sp.gov.br

COMUNE e PARROCCHIE

COMUNI e PARROCCHIES in Italia

www.nonsolocap.it

BRASÕES

Brasões e Escudos

VIDEOS

Vídeos de Veneto - Italia

MAPAS - MAPS - MAPPE

Mapas do Brasil e do Mundo

PÁGINAS RELACIONADAS - CAVALLARO

Giuseppe Cavallaro - Angela Sturaro - Francesco Luigi Cavallaro - Angela Regina Poli - Angelo Cavallaro - Floriano Spagna - Tereza Boarotto - Maria Chiara Spagna - Anselmo Armando Cavallaro - José Antonio Pereira - João Batista Pereira - José Pereira Guedes - Rita Guedes - Lucinda Pereira Guedes - Francisca Borges Pereira - João Cavallaro - mais ... Índice - Index

OUTRAS FAMÍLIAS - SOBRENOMES

CAVALLARO, CAVALLARI, CAVALARO e CAVALLARI e OUTROS

OBS.: Consulte nomes no Search do site Índice

PÁGINAS RELACIONADAS - BORGES - SILVA

Clemente Borges - Antonio Gonçalves Borges, Capitão - Nicolau Gonçalves Borges - Caetano Gonçalves Borges - Candido Gonçalves Borges - Urias Antonio Garcez da Silva - Miguel Caetano Borges - Rita Borges dos Reis - Ana Borges - Ana Maria Borges - José de Gouveia - Edith Borges de Melo - mais ... Índice - Index

OUTRAS FAMÍLIAS - SOBRENOMES

BORGES, SILVA e OUTROS

OBS.: Consulte nomes no Search do site Índice

HISTÓRIA

Cronologia dell mondo (italiano)

Cronologia do mundo (portugues - pt)

HISTÓRIA DA FAMÍLIA

Giuseppe Cavallaro e famílias relacionadas

Cronologia

FOTOS / PHOTO

Giuseppe Cavallaro e famílias relacionadas

Galeria de fotos

ÍNDICE / INDEX

Giuseppe Cavallaro e famílias relacionadas

Pesquise Nomes ou Sobrenomes, no site

ÁRVORE GENEALÓGICA

De Giuseppe Cavallaro e família

LIVRO DE VISITAS / GUEST

Ler - Assinar

CADASTRO / JOIN

e-Mail

EVOLUÇÃO DO SITE / EVOLUTION

Inicio: jan 2000
Última: 10-abril-2024

Webmaster/Pesquisador

Ercílio Ramos Cavallaro

contato@cavallaro.com.br

- Obrigado por sua visita !
- Thank you for your visit !
- Grazie di suo visita !

Você é meu visitante

Since: jun 2003

Contribuir - Contribute - Contribuire

Para ajudar-nos basta clicar no link abaixo

Contribuir - Contribute - Contribuire - Donate

Para ajudar-nos use os códigos/pix abaixo

Pix Genealogia - Ercilio Ramos Cavallaro - Banco do Brasil

3a944350-5d7d-4651-9e97-2207657e2520